GAME BÍBLICO
1- TEMA
História da Igreja Cristã
2- OBJETIVOS
GERAL
Realizar um game bíblico entre as classes da EBD (Escola Bíblica Dominical) sobre a lição estudada no primeiro trimestre deste ano cujo principal objetivo além do entretenimento seria uma “re-avaliação” diagnóstica de nossos alunos, bem como a capacidade de interação, não apenas com sua classe, mas com todos os colegas de outras turmas.
ESPECÍFICOS
- Estimular a capacidade investigativa dos alunos no que tange ao estudo da Bíblia;
- Despertar o interesse pela EBD;
- Promover interação entre os participantes das diferentes classes;
- Avaliar o desempenho do cognitivo;
- Confeccionar certificados para a classe vencedora;
- Premiar a classe vencedora com um passeio a ser pensado pela coordenação da EBD.
3- JUSTIFICATIVA
No primeiro trimestre deste ano( 2011) estamos estudando a História da Igreja, um tema que desperta a curiosidade e o interesse tanto dos professores quanto dos alunos. Logo devido à necessidade de não apenas decorar as teorias que são ensinadas, mas aplicá-las no contexto social que estamos vivendo, surgiu a ideia de promover um Game bíblico, para que nossos educandos não sejam enganados facilmente com os falsos ensinamentos que tem se proliferado na sociedade, todavia encontrem respaldo na palavra de Deus para combater tais heresias.
Pensando assim nos debruçamos na seguinte questão: Como despertar o interesse do adolescente cristão para o estudo da Bíblia? E a resposta obtida veio da análise do comportamento destes, uma vez que só despertam o interesse pelo estudo através da dinamização do processo pedagógico.
4- METODOLOGIA
A proposta de trabalho se constrói a partir da abordagem de atividades que serão desenvolvidas nestes três meses (janeiro, fevereiro e março), cuja culminância resultará na realização do game bíblico (jogo de perguntas e respostas). Os professores ministrarão as lições em suas classes despertando o interesse dos alunos e levando-os a execução de tarefas estratégicas para a efetivação da proposta.
O game bíblico consiste em formular perguntas sobre o tema dado de três níveis: fácil, médio e difícil. No nível fácil teremos uma rodada com sete perguntas e uma pista (ajuda) em que o participante deverá acertar 50% para se manter no jogo. Saindo desse nível, automaticamente aumentaremos a dificuldade das perguntas, levando-o a próxima fase, o nível médio, com cinco perguntas e uma pista. Nesta etapa o candidato deverá acertar 90%, do contrário estará fora. Na ultima rodada, nível difícil, terão que acertar 100% das três perguntas, com direito a uma pista. Em resumo os participantes de cada equipe (classe) responderão no total quinze perguntas. Se houver empate, haverá uma pergunta para desempate
Regras do game
- As chamadas pistas correspondem ao direito que cada representante da turma tem de pedir ajuda, que neste caso corresponde à platéia, ao grupo de cinco alunos selecionados pela classe e as cartas. Se houver algum professor de adolescente na platéia não poderá ser escolhido para responder;
- Cada participante terá um tempo cronometrado para responder;
- Não existe a opção pular a pergunta.
Principais passos para os professores:
- O professor deverá escolher os alunos de cada classe para representar a turma durante o evento;
- Selecionar dentro da turma um grupo de cinco alunos que farão parte da comissão de ajuda (por exemplo, responder quando o representante da turma não souber);
- Elaborar no mínimo por turma quinze perguntas sobre o tema “História da igreja”;
- Preparar a apresentação em slides.
- Escolher um (a) orador (a) para apresentar o game.
Principais passos para os alunos:
- Escolher a cor da camisa que a turma deverá usar no evento;
- Pensar na forma de apresentar a turma para a platéia, ou seja, usar a criatividade para criar um slogan que será falado ou dramatizado.
- Confeccionar panfletos para divulgar o game.
5. RECURSOS – MATERIAIS / HUMANOS
MATERIAIS HUMANOS
REVISTA DA EBD |
COORDENADORES |
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DATA SHOW |
SECRETÁRIOS |
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IMPRESSORA |
PROFESSORES |
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PAPEL OFÍCIO |
ALUNOS |
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CAMISAS |
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6-CRONOGRAMA
MÊS/ETAPAS |
JANEIRO |
FEVEREIRO |
MARÇO |
ABRIL |
Ensino da lição. |
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Escolha dos representantes da classe. |
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Elaboração de perguntas sobre o tema. |
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Confecção de panfletos para divulgação do evento.
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Definição das camisas de cada classe. |
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Montagem da apresentação em slides. |
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Realização do Game Bíblico. |
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7- REFEÊNCIAS
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo: aplicação pessoal. Versão Almeida, Revista e corrigida. Brasil: CPAD, 1995.
TULER, Marcos. Ensino Participativo na Escola Dominical. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1ªed. 2005.