BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
A história dos hebreus está repleta de exemplos de personagens que foram criados de acordo com o ensino bíblico, pois a base da educação judaica era as escrituras, ministrada no lar e no templo através dos guardiões ou escolas de profetas. Esses ensinamentos tinham como objetivo a transmissão da cultura hebraica de geração para geração, valorizando o ensino da profecia, do sacrifício ou ritos que demonstrassem a presença e o poder de Deus. Desse modo a palavra deveria ser conhecida por eles para que jamais esquecessem a quem deveriam adorar. Um dos grandes nomes da Bíblia que recebeu uma educação com base bíblica foi o profeta Samuel, filho de Ana, consagrado a Deus desde criança (ISm1. 22)
A Escola Bíblica Dominical surgiu através de Robert Raikes, um servo de Deus, que se compadeceu das crianças, dependentes de drogas, que viviam nas ruas da cidade de Gloucester, no Sul da Inglaterra em 1780. Aos 44 anos Raikes convidou essas crianças para se reunirem aos domingos na Igreja e estudar não apenas a Bíblia, como Matemática, História e a língua materna_ o Inglês.
O mesmo aconteceu com a fundação da EBD no Brasil, o casal Robert e Sara Kalley dirigiram a primeira EBD, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro para cinco crianças em 1855, mas foi suficiente para que seu trabalho crescesse e alcançasse os lugares mais longe de nosso país.
Percebe-se que a EBD não se restringia apenas a Igreja, mas principalmente a comunidade, pois o alvo era alcançar as pessoas para Cristo, e não há maneira mais sábia do que lhes ensinando a Palavra de Deus.
A Escola bíblica dominical na contemporaneidade
A igreja na sociedade contemporânea, principalmente no Brasil, não sofre perseguição religiosa, pois não se encontra num país em que o evangelho é proibido, pelo contrário, as Boas Novas têm sido divulgadas sem restrição e o número de evangélicos se multiplicado nos últimos anos.
Infelizmente, talvez seja essa a causa da pouca preocupação nossa, enquanto cristãos, para tornar a Escola Bíblica Dominical mais aberta para a comunidade, à medida que , atualmente, se tornou um “culto” na maioria das igrejas restrito aos membros. Percebe-se que é raríssima a presença de não evangélicos na EBD, pois se convencionou a chamá-los apenas aos cultos de poryas abertas.
Vimos que durante o seu nascimento a EBD priorizou aqueles que ainda não conheciam a Palavra de Deus , visto que através do ensino bíblico que recebido, muitos tiveram uma oportunidade de mudar de vida e caminhar conforme o ensino de Cristo.
A palavra de Deus deve ser a base da educação, não apenas dos cristãos, mas de toda a sociedade para que haja uma mudança de valores , os quais se perderam com o tempo, devido à falta de princípios morais que tem norteado aqueles que desconhecem a Deus. Para restabelecer o padrão de Cristo é preciso instruir o cidadão acerca da suprema importância da Palavra de Deus. Logo, uma das formas de fazer isso é na Escola Bíblica Dominical, pois como disse Timóteo: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo veio ao mundo, para salvar os pecadores [...]” (1Tm 1.15). Portanto a nossa tendência voluntária é ensinar a todos as Sagradas Escrituras.