REFLEXÕES BÍBLICAS
REFLEXÕES BÍBLICAS

DOCE OLHAR


LEITURA BÍBLICA: Mt 9.9-13

“Por que eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.” Mt 9.13b

Percebe-se naturalmente que as pessoas vivem de aplausos. Uma atitude valiosa é digna de exaltação, pois não se acredita mais que fomos gerados para amar o outro. Um olhar diferenciado diante daquele que precisa de ajuda é noticiado como se aquele que o faz fosse um deus.

Podemos exemplificar com a história  do ex-pugilista Reginaldo Holyfield que teve um ato corajoso ao entrar numa casa em chamas e salvar sua família. Ele olhou com compaixão para seus entes queridos e viu que uma parte de sua família seria perdida se ele não tomasse uma iniciativa. Esse acontecimento fora aplaudido e comentado durante vários dias pela sociedade.

E por que ninguém comenta o olhar de Jesus para os pecadores?  Imagine o olhar de Jesus para a vida do jovem que acabamos de fazer de leitura bíblica? Quando Ele viu Mateus assentado na alfândega pediu que o seguisse. O que Mateus tinha de especial? Era um cobrador de imposto, odiado pelos seus irmãos judeus por ter escolhido trabalhar para os romanos. Isso significa dizer que não desfrutava de grandes amizades.

O doce olhar de Jesus, via neste homem o propósito para o qual ele fora criado: o escritor da história do Mestre, pois em seu nome estava figurado aquilo que ele se tornaria, um presente de Deus.  Percebe-se que Deus não precisa que olhemos para as pessoas apenas pela necessidade de sermos reconhecidos por cumprir o mandamento que Ele nos deu, mas o seu desejo é que acreditemos no valor que cada um tem diante dEle.

Lembre-se: graças ao olhar de Cristo fomos feitos nova criatura, por isso tenhamos compaixão.

 

 Por Adenildes Ribeiro Sena