O TEMPO DE CANTAR CHEGOU
O TEMPO DE CANTAR CHEGOU

O tempo de cantar chegou


Leitura Bíblica: 2 Sm 9.1-13

“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. (Ec 3.1)

UM agricultor sabe que toda e qualquer semente depois de semeada leva tempo para crescer e gerar frutos. Ele precisa ser paciente e esperar o tempo da colheita. Ninguém pode plantar hoje e colher amanhã. É preciso esperar.

A vida da personagem que acabamos de fazer a leitura bíblica ilustra o que é o tempo de esperar. O jovem Mefiboste, filho de Jônatas, era aleijado de ambos os pés. Vivia numa cidade silenciosa (Lo-debar), na casa de amigos, amendrontado por causa do avô Saul que foi inimigo do atual rei Davi. Provavelmente esse mancebo deveria ser vítima de preconceito devido à deficiência.

Vivia uma vida atribulada, não conhecia o tempo de refrigério, como se não bastasse perdeu o pai muito cedo. E agora, como seria  sustentado? Como um jovem manco iria sobreviver sem poder trabalhar? Esses questionamentos também perpassam em nossas mentes quando estamos ansiosos e sem esperança, porém o tempo de cantar estava por vir para Mefibosete.

Davi resolveu abençoar o restante da casa de Saul por amor a Jônatas, seu grande amigo, e para tanto manda chamar Ziba, servo de Saul, para trazer Mefibosete à sua presença. Ele prostra-se diante de Davi e tem naquele momento sua trajetória mudada. Agora comeria pão na mesa do rei e seria tratado como filho dele. Não só ele receberia as bênçãos, mas todos os que estavam ao seu redor: Ziba e seus quinze filhos continuariam trabalhando, só que agora tendo como senhor, Mefibosete.

A benção de Deus é para todos que creem e esperam no Senhor.

Por Adenildes Ribeiro Sena